Vinho Tinto Navaldar DOCa Rioja Bodegas D Mateos Tempranillo 750mL
Código: J8QJ3MSH5
Vinho Tinto Navaldar DOCa Rioja Bodegas D Mateos Tempranillo 750mL
Vinícola - Bodegas d. Mateos
País - Espanha
Região - Rioja Baja
Conteúdo - 750 mL
Tipo - Tinto
Teor Alcoólico - 13,5%
Uvas - Tempranillo
Amadurecimento - Tanques de aço-inox
Visual - Vermelho granada muito intenso
Aroma - Aromas intensos de alcaçuz e frutos do bosque (cerejas, amoras e cassis). Um toque lácteo e balsâmico envolve todo o conjunto
Paladar - Na boca, largo e intenso, com uma sensação ampla e encorpada. Final ligeiramente doce com toques de alcaçuz e frutas negras (ameixas, amoras e mirtilos)
Temperatura de Serviço - 16-18 °C
Safra - 2020
Harmonização - Acompanha carne branca, guisados vegetais, aperitivos, cogumelos, arroz com carne, embutidos e queijos curados. Ideal com costeletas de cordeiro grelhada
Informações Adicionais -
Bodegas d. Mateos é uma vinícola familiar localizada em Aldeanueva de Ebro, no coração de Rioja Baja, Espanha, com uma longa tradição familiar de sete gerações dedicadas ao cultivo das videiras. A junção dos vinhedos próprios numa das melhores regiões de Rioja, tecnologia, as melhores barricas e o esforço e dedicação da família, fazem da Bodegas d. Mateos um expoente da grande qualidade e tipicidade dos vinhos riojanos.
Possui 100 hectares de vinhas próprias, com uma idade média de 45 anos, dividos em 4 vinhedos: El Salobral, El Coscojar, El Bosquil e Los Quemaos plantados em vaso a uma altura entre 375 e 650 metros (encostas do Monte Yerga). A maior parte das videiras está plantada sobre solos argilosos, com uma abundância de pedras devido à presença de pedreiras de cascalho na área, o que favorece a aeração do solo e aumenta o índice de drenagem.
A Bodegas d. Mateos conta com tecnologia de ponta e elabora todos os seus vinhos em tanques de aço inox com temperatura controlada. Conta também com um plantel de aproximadamente 400 barricas de 225 litros para a criação dos vinhos. Aproximadamente 80% das barricas são de carvalho francês procedente de bosques de Allier, Nevers, Tronçais, Vosgues e Bertrangues. O restante é de carvalho americano, da região da Pensilvânia.
A maior parte do cultivo e elaboração é dedicada às variedades Tempranillo e Garnacha, com partes também dedicadas ao Mazuelo, Viura, Graciano e Tempranillo branco. Atualmente há um especial interesse nas duas últimas variedades citadas. Mateo Ruiz, proprietário, viticultor e enólogo, tem-se dedicado com muita atenção e interesse nos últimos anos, realizando pesquisas e experimentos junto a CIDA e a Universidade de La Rioja sobre elas.
Do vinho bom e barato ao carbenet sauvignon chileno, malbec argentino, pinot noir frances, merlot, suave, doce ou moscatel. Vinhos e espumantes é na Adega Farret.